Diferenças de pneus HT, AT e MT

Que tipo de pneus devo colocar no meu 4X4?

A performance e desempenho de um 4X4 dependem de algumas questões importantes, e uma delas é a escolha certa dos pneus, mas na hora de comprar o pneu ideal surgem dúvidas sobre qual modelo se encaixa melhor em sua necessidade.

Pensando nisso, separamos os principais modelos e as características de cada um para você fazer uma escolha assertiva e curtir ainda mais sua picape ou SUV, dentro ou fora da estrada, ou os dois. 

Pneus HT (Highway Terrain)

Os pneus HT são os mais populares e indicados para quem anda constantemente em estradas pavimentadas (on-road). Proporcionam mais estabilidade ao veículo, devido suas bandas laterais serem menores, deixando a dirigibilidade mais firme no asfalto. Os sulcos são menores, somado ao seu desenho geram menos ruído em contato com o asfalto, principalmente em altas velocidades.

Os pneus HT são os mais populares e indicados para quem anda constantemente em estradas pavimentadas (on-road). Proporcionam mais estabilidade ao veículo, devido suas bandas laterais serem menores, deixando a dirigibilidade mais firme no asfalto. Os sulcos são menores, somado ao seu desenho geram menos ruído em contato com o asfalto, principalmente em altas velocidades.

Perfil do pneu HT Dynapro RA33 da Hankook.

Dependendo da marca, em geral, os pneus HT também apresentam desempenho superior em pista molhada, se comparado aos AT e MT. Garantindo uma boa aderência nas curvas e menor distância de frenagem, outro ponto importante.

Entregam ótima tração em pistas secas ou molhadas, além de possuir baixa resistência ao rolamento, o que o torna mais econômico no quesito consumo de combustível dos modelos comparados.

Afinal, eles foram feitos para estradas pavimentadas – on-road – e não poderíamos esperar outro resultado para esse tipo de pneu.

Vantagens:

  • Menor ruído.
  • Maior aderência em pista seca e molhada (on-road).
  • Menor consumo de combustível.
  • Melhor desempenho em frenagens (on-road).
  • Baixo nível de vibração no volante.
  • Compatível e seguro em velocidades maiores (on-road).

Desvantagens:

  • Menor aderência no off-road.
  • Os pneus ficam mais suscetíveis a rasgos ou furos feitos por pedras.
  • Menor absorção de impactos em obstáculos, erosões e valetas.
  • Em um trecho com lama pesada, seu 4×4 pode passar vergonha!
  • Vida útil reduzida drasticamente se usado constantemente fora de estrada.

Se você roda muito pouco em estradas de terra e prefere sempre vias pavimentadas, provavelmente esse modelo é o ideal para o seu 4X4.

Pneus AT (All Terrain)

Os pneus mistos, também conhecidos como All Terrain, ou pelas siglas AT ou ATR, são pneus desenvolvidos para todos os tipos de terrenos, proporcionando desempenho equilibrado tanto no asfalto como em estradas de terra ou pisos irregulares. Indicado para quem usa o 4X4 na cidade, mas necessita rodar em estradas de terra com frequência.

Possuem estrutura reforçada, tanto em sua banda de rodagem quanto nos seus flancos (laterais), conferindo resistência e maior durabilidade para enfrentar pisos irregulares, erosões, facões, pedras e cascalho. Com sulcos mais profundos e desenho da banda de rodagem mais agressiva, como se fossem pequenas garras, sua aparência não deixa dúvida da pegada off-road.

Por apresentarem resistência ao rolamento um pouco maior que o modelo HT, o consumo de combustível tenderá a ser um pouco maior. Além de exigir mais esforço de todo o conjunto da direção.

Geralmente são pneus mais caros que os pneus HT, mas sua durabilidade equilibra esse valor mais elevado.

Vantagens:

  • Melhor aderência e desempenho em estradas de terra e barro leve.
  • Maior resistência ao desgaste.
  • Robustez ao enfrentar pisos irregulares com condições adversas.
  • Bom desempenho no asfalto seco e regular quando molhado.
  • Maior absorção de impactos, como buracos, comuns dentro das cidades também.

Desvantagens:

  • Maior nível de ruído, principalmente em velocidades médias e altas.
  • Aumento da distância de frenagem (on-road).
  • Consumo de combustível um pouco mais elevado se comparado com o HT.
  • Maior possibilidade de sentir uma leve vibração no volante devido ao seu desenho.
  • Não é recomendado para off-road extremo, como em atoleiros profundos.
Perfil da banda de rodagem do pneu AT 50/50 – Imagem: Hankook.

As especificações dos modelos AT não param por aqui. Eles ainda possuem variantes, que podem ampliar as dúvidas mas, ao mesmo tempo, permitem uma melhor adequação para cada necessidade ou intensidade de uso.

Há pneus mistos projetados para uso 70/30 (70% asfalto e 30% fora de estrada). São os mais comuns do mercado e adotados por muitos motoristas. Essa configuração será mais silenciosa em vias pavimentadas, mas cobra o custo na terra, proporcionando menos tração do que o 50/50. É ideal para quem usa o 4X4 na cidade e eventualmente roda em estradas de terra. 

Se você tem uma necessidade oposta ao modelo acima, pode optar pelo modelo de pneus mistos do tipo 50/50, um verdadeiro AT raiz! Ou seja, construídos para um uso equilibrado, com 50% do trajeto feito no asfalto e 50% fora de estrada. Visualmente também é nítida as suas diferenças, tendo este último um visual mais robusto e agressivo, com os blocos maiores e reconhecíveis.

Independente da configuração, os pneus AT são construídos para serem mais robustos e resistentes em comparação ao modelo HT.

Os pneus AT são destinados para uso on-road e off-road.

PNEUS MT ( Mud Terrain)

Os pneus MT, também chamados de Mud, possuem sulcos mais largos, banda de rodagem maior e uma estrutura MUITO resistente e reforçada. Eles são ideais para terrenos alagados, com atoleiros, terrenos rochosos, aclives e declives de grande inclinação, pois garantem tração necessária para transpor esses obstáculos. 

Seus sulcos são projetados para ejetar pedras e lama que podem ficar presas nos pneus ao encarar terrenos com essas características. Deixando seus sulcos desobstruídos e suas “garras” prontas para entregar aderência em situações extremas no off-road.

Os pneus MT são fundamentais no uso em trilhas severas para manter a estabilidade da carroceria. Ele reúne as funções de tração, escavação e autolimpeza que expulsa a sujeira dos sulcos para que o veículo “grude” ao solo.

Sendo direto, esse pneu não foi feito para rodar no asfalto. Se você é um entusiasta de trilhas e terrenos off-road com muita lama, vai de MT.

Blocos do pneu MT desenhados em V para proporcionar mais aderência na lama.
Blocos do pneu MT desenhados em V proporcionam mais aderência na lama.

Vantagens:

  • Ótimo desempenho no off-road severo.
  • Reforçado para suportar grandes impactos e evitar cortes.
  • Sulcos ejetores de pedras e lama.
  • Maior tração e frenagem no off-road.

Desvantagens:

  • Aumenta muito a distância de frenagem no asfalto (on-road).
  • Modelo com maior nível de ruído.
  • Maior consumo de combustível.
  • Vibração no volante devido aos grandes sulcos.
  • Sua resistência ao rolamento exige muito do conjunto de direção do veículo.
  • Na areia, seu desempenho é sofrível, pois ele escava com facilidade a areia.
  • Depois de meia vida de uso, o balanceamento fica mais difícil de acertar.

Assim como os modelos de pneu HT e AT, o MT também possui variações em seu segmento.

Não é consenso geral, pois cada marca pode estabelecer seus próprios parâmetros na construção de seus pneus. Mas, podemos dizer que os pneus Mud iniciam a partir do modelo 20/80 (20% asfalto e 80% fora de estrada), com maior capacidade de tração na trilha, mas maior nível de ruído ao rodar no asfalto que qualquer outro AT. Obviamente são indicados para quem usa o 4X4 em trilhas ou estradas em condições severas de uso.

A partir daí você pode encontrar modelos 10/90 e 100%! Mud raiz.

Pneus Mud ou MT são os preferidos dos trilheiros.

Minha sugestão

Se você quer alta performance no asfalto, sacrificando o fora de estrada, vai de HT.

Se você quer alta performance em atoleiros, trilhas e rochas, sacrificando seu carro e seu conforto no asfalto, vai de MT.

Se quer equilíbrio para desfrutar tanto o asfalto quanto a terra, sacrificando a alta performance em ambos, vai de AT.

Lembre-se: Enquanto você ganha desempenho numa ponta, você perderá em outra.

Etiqueta de classificação de pneus do Inmetro.

Veja os critérios que ajudam o consumidor na escolha consciente do pneu.

Classificação do Inmetro para pneus: consumo, aderência em pista molhada e ruído externo.

Para informações você pode consultar o site da ANIP.

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Artigo escrito com o apoio técnico da Auto Center Blumenau e Borracharia 7 Auto Center.

Samir Cézar Túrmina
Samir Cézar Túrmina
Artigos: 2
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