café da manhã - tostada, avocado e ovos mexidos

Gastronomia da Argentina- NOA

Viajar nos oferece a oportunidade de conhecermos o que está além do nosso entendimento cotidiano, e a gastronomia é uma das principais portas que nos permite adentrar em uma nova cultura, quem se permite a experimentação do novo deixa de ser um mero turista e passa a fazer parte do ambiente em que está visitando.

Vamos conhecer um pouco da gastronomia da Argentina, mas especificamente na região NOA.

Cada lugar que conhecemos, em qualquer parte do mundo, teve sua cultura moldada a partir do clima, disposição geográfica e alimentos que estavam disponíveis para cultivo ou caça na região a centenas ou milhares de anos atrás, na gastronomia, a maioria dos pratos típicos dos países tem como insumo principal, carnes, legumes ou cereais que encontrava-se com certa fartura na região em determinada época histórica e isso se inseriu como tradição regional.

A gastronomia do continente americano tem forte influência das cozinhas européias e também pela culinária dos povos indígenas, e as Grandes Navegações tiveram um papel importante na difusão mundial de costumes; insumos de todo o mundo circulavam pelos mares e passaram a chegar em locais onde não eram encontrados, e além de consumidos passaram a ser cultivados também.

Prato típico norte da Argentina.
Prato típico do norte da Argentina. Humita e carne de cervo.

A Gastronomia do Noroeste da Argentina, o NOA.

O noroeste da Argentina é composto pelas Províncias (Estados) de Salta e Jujuy, a região NOA, como é carinhosamente chamada a parte Norte do país, está muito próxima ao deserto do Atacama, que é o deserto mais árido do planeta, de clima seco e com altitudes que chegam a 4.000 metros acima do nível do mar.

A gastronomia da região está intrinsecamente ligada à cultura andina dos povos Quéchuas e Aimarás que ainda vivem na região, esses povos originários da América utilizavam o milho e a batata como insumos principais, e o feijão, pimentões e carnes de Alpaca e Guanaco (cameridos típicos da região) como insumos secundários.

Durante nossas expedições na Argentina sempre preferimos estar em contato com a gastronomia ‘raiz’, em locais onde a influência da gastronomia moderna não se faz muito presente.

Existem restaurantes com comidas maravilhosas, tanto em locais super simples como em locais mais sofisticados.

A seguir fiz uma lista com alguns dos pratos típicos da região, e seus principais insumos:

  • Empanadas: As empanadas são consumidas em toda a Argentina e é o prato típico mais adorado e um dos mais consumidos no país. Parece um pastel, com ingredientes super simples, apenas: farinha de trigo, banha, água e sal, mas com diversos tipos de recheios, sendo que as mais consumidas são as de carne. Apesar de ser uma preparação assada, existem versões fritas também.
  • Cazuella de Lhama: Guisado de carne de Lhama cozida com batatas, cenouras, arroz e condimentos e especiarias.
  • Pastel de Papa: Carne Bovina em molho de cominho, pimentões, azeitonas e purê de batatas.
  • Lentejas: Lentilhas, carne bovina ou suína(lá chamada de cerdo), bacon e linguiça.
  • Humitas: Milho ralado, pimentões, queijo, condimentos e manjericão.
  • Mondongo à Criolla: Mondongo (estômago de suíno ou bovino), feijão preto, feijão branco, linguiça, cenouras, batata doce, batata, mandioca e molho de tomates.
  • Locro: Carne de suíno e bovino, feijão, milho, abóbora e a clássica linguiça seca.


Tivemos experiências gastronômicas muito interessantes em nossas viagens, algumas dessas experiências foram positivas e outras nos ensinaram a não repetir certos pratos, o que também de certa forma acaba sendo uma boa experiência; e como gastrônoma, amante de viagens e história, sempre priorizei o contexto histórico por trás de cada escolha que fazemos em nossas viagens, tanto na gastronomia quanto nos roteiros.

Empanadas

As empanadas tradicionalmente são assadas, mas há versões fritas. A massa tem uma receita que é praticamente padrão, são os recheios que irão variar, mas por fazerem parte de um prato tradicional do país, quem as faz acaba seguindo o mesmo padrão para os recheios também, possivelmente você encontrará empanadas com sabores semelhantes tanto no norte quanto no sul do país.

Minha experiência com as empanadas fritas não foi legal, a massa absorve muito óleo, e a empanada se torna pesada, e pra quem tem o fígado preguiçoso como o meu, será um mal estar inevitável.

Mas não deixe de provar essa iguaria quando for à Argentina, inclusive há lugares mais remotos que as empanadas são assadas em mini fornos improvisados rusticamente nas calçadas e vendidas aos turistas que visitam as regiões.

prato de empanadas argentinas
Empanadas argentinas – prefira as assadas.
Tostadas com Avocado

Apesar de não ser um prato típico da Argentina, as Tostadas com Avocado e huevos revueltos (Torradas com Avocado e ovos mexidos), se tornaram parte da cozinha argentina e são consumidas principalmente do café da manhã, nossa experiência com esse prato foi sensacional, além de deliciosas e saudáveis, é um prato que traz saciedade.

Café da manhã - tostadas, avocado e ovos mexidos.
Tostadas com avocado e ovos mexidos para o café da manhã.
Carne de Cervo e Lhama

Experimentamos a carne de Cervo e de Lhama, ambas lembram a textura da carne bovina mas com um sabor exclusivo que não se assemelha com os sabores das carnes suínas, bovinas, caprinas ou ovinas; tem um sabor particular e com certeza, para quem gosta de carne, será uma experiência imperdível. Geralmente são servidas em guisados com molhos, acompanhadas de leguminosas como abóbora, batata, ou cereais, como o milho.

Só tome cuidado para não confundir Ciervo (cervo, veado) com Cerdo (suíno).

Humita

A Humita é um prato típico do norte argentino, apesar de ser uma preparação feita exclusivamente de milho, não lembra em nada a nossa polenta. A polenta é feita com o fubá de milho, já a humita é feita com o milho fresco ralado, depois é cozido com temperos. É uma ótima opção para acompanhamento de carnes.

Prato típico argentino - humita
Prato típico do norte argentino – Humita.
Arroz no NOA

O arroz do norte da Argentina está na nossa lista dos pratos a não serem repetidos por lá, um dos motivos é que eles o cozinham demais, o tornando uma papa, outro motivo, é que não sei o porquê, mas não tem sabor nenhum.

Gastronomia de Salta

Em especial na província de Salta, os pratos têm uma gastronomia mais influenciada pelos nativos indígenas, que usavam como base de sua alimentação o milho e as carnes de caça.

As empanadas são famosas por todo o país, mas em Salta, essa iguaria nacional é um pouco menor e com recheios mais surpreendentes e com temperos mais marcantes, um exemplo são as empanadas recheadas com carne de lhama e também as de quinoa.

Alguns dos pratos típicos da região, que na nossa opinião, valem a experiência gastronômica, são:

  •  As mencionadas empadas, que na região ganham a denominação de Empadas Salteñas;
  • Locro, que é  um ensopado com milho, abóbora, molho de tomate e carne cozida;
  • Tamales, muito parecido com nossa pamonha, mas recheado com carnes e temperos, enrolados em folha de milho, podendo ser assado ou cozido; (foto)
  • A Sopa de Quinoa, um preparado à base de quinoa, arroz, carne bovina e abóbora; (foto)
  • E entre as sobremesas, uma das mais típicas está  Doce de coyote e quesillo, feito com a mesma massa da empanada, esse doce é feito com nata, quase ao ponto de queijo, e coyote, uma fruta típica da região. (foto)

Mas existem vários outros pratos típicos famosos que merecem entrar nessa lista como, o Bife de Chorizo, Parrillada, Milanesa, Choripán, Tortillas Relleñas, Carne de Llama e os famosos Alfajores.

Gastronomia em Jujuy

As empadas são encontradas nos quatro cantos da Argentina, e na província de Jujuy não seria diferente.

Os pratos feitos a base de milho e quinoa também estão presentes, mas as carnes tem um papel importante na gastronomia do local, ensopados de cerdo (porco), Llama, cordeiro, pollo (frango) e o bife de chorizo (carne nobre argentina, onde retira-se o miolo do contra filé, e a forma de assar essa carne a torna extremamente macia, de nada lembra o nosso chouriço aqui do Brasil).

A aventura pela gastronomia dos lugares que visitamos sempre nos surpreende, e de certa forma, nos faz pertencer um pouco àquele lugar.

Gastronomia em Buenos Aires

As experiências gastronômicas que tivemos nas maiores cidades da Argentina, como por exemplo Buenos Aires, também foram maravilhosas, mas as cozinhas contemporâneas tomaram conta dos restaurantes dessas cidades, o que tornou essas experiências pouco impressionantes para nós. Nosso espírito desbravador gosta da história por trás de cada experiência que temos, seja na gastronomia ou nas rotas que escolhemos para as nossas viagens.

A gastronomia em Buenos Aires e cidades satélites é composta por muita carne, os pratos principais são: os Bifes de Ancho e Chorizo, a Parrillada, o Choripán, as Milanesas, as Empanadas e Medialunas e há também os tradicionais Alfajores a venda por todos lugares na região.

Lembre-se, fazer as mesmas coisas em lugares diferentes não modifica percepções. Mergulhe de cabeça em novas culturas, mesmo que por um curto período, ‘seja o povo que você está conhecendo’.

Quem torna uma viagem memorável é você, transforme inclusive as experiências não tão agradáveis em sapiência sobre um assunto, permita-se experimentar sensações novas e assim voltar para casa com a bagagem cheia de coisas que você fez e não simplesmente com coisas que você viu.

Sheila Stupp
Sheila Stupp
Artigos: 5
Esperamos que o artigo tenha te ajudado. Se você gostou ou quer contribuir com mais informações, deixe seu comentário. Isso nos motiva a continuar escrevendo. Abraço!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *