Por que escolhi o Dynapro AT2 para o meu 4X4?

Escolher um pneu versátil, que seja polivalente em diferentes condições de estradas, seja on-road ou off-road, e que, ao mesmo tempo, mantenha o conforto, dirigibilidade, a segurança, o desempenho e principalmente o consumo, com o objetivo de fazer grandes viagens e expedições, pode ser um tarefa um pouco cansativa.

Muitas dúvidas podem surgir, nesse artigo: Que tipo de pneus devo colocar no meu 4X4? comparo os 3 principais segmentos de pneus para SUVs e picapes: HT, AT e MT. Para o leitor – dentro da sua necessidade de uso – poder optar pelo modelo mais correto.

Cito isso, porque já estou partindo da premissa que a minha escolha ficará na linha de pneus mistos, também conhecidos como AT ou ATR. Preciso de pneus polivalentes, para viagens longas, onde irei rodar tanto em pisos pavimentados quanto em estradas de terra e também por caminhos desconhecidos, com aquele espírito desbravador e curioso para descobrir novos lugares!

Vamos de pneus AT, mas qual?

Há diversas marcas de pneus com modelos AT a venda no mercado nacional. Desde marcas reconhecidas mundialmente com pneus de primeira linha, quanto marcas de segunda linha oferecendo bons pneus com preços mais convidativos.

E não podemos esquecer dos pneus de marcas chinesas, que geralmente possuem os preços mais em conta. Pelo menos na hora da compra, mas que, com o tempo e o uso, essa afirmação pode se mostrar errônea. E você lembrará mais uma vez da velha frase: O barato sai caro.

Mesmo calibrando constantemente e com a suspensão em dia, já tive experiências com pneus onde, por volta do terceiro balanceamento com rodízio, próximo dos 21 mil km, era difícil acertar o balanceamento. Além da descamação excessiva que gera aquele ruído como se fosse de um rolamento roncando.

Desgaste nos blocos da banda de rodagem.
O pneu não aguentou o “tranco”. Lascas nos blocos do pneu AT com pouco mais de 5 mil km! O barato saiu caro.

Fechando as escolhas.

É importante lembrarmos que a disponibilidade e preços de diferentes marcas e modelos dependem muito da região que cada um reside. Locais com grandes distribuidores, geralmente terão grande volume de estoque de determinadas marcas, consequentemente, oferecendo melhores ofertas desses modelos em comparação com outros locais.

Por isso, me baseei no preço médio na internet. E para ter uma análise alinhada, comparei com os preços do e-commerce da Americanas, embora existam outros mais especializados no segmento, foi nele que encontrei mais variedades disponíveis para comparação de preços. Muito embora, comprei posteriormente o jogo de pneus em uma Auto Center em minha cidade, por agregar todo o serviço e confiança que exige a instalação, alinhamento e balanceamento.

foto do dynapro na vitrine
Modelo aro 16 do Dynapro AT2 exposto na vitrina da loja. Mais borrachudo do que parecia nas imagens da internet.

Levei em consideração esses critérios de escolha!

O levantamento que fiz foi para o modelo/tamanho 265/65 R17. Pneu que equipa originalmente a Pajero Dakar da Rota Austral.

É preciso levar em consideração alguns critérios de escolha, para não ficarmos perdidos num mar de opções, e ainda assim, não fazermos a escolha certa.

  • Preço x Qualidade: Encontrar o melhor equilíbrio entre os dois.
  • Uso: Foco em nossas necessidades reais de uso: diário, viagens e expedições. E na verdade, é que no fim, acabamos rodando mais em estradas pavimentadas.
  • Características principais: Durabilidade, consumo de combustível e resistência no off-road.
  • Estética: Pode parecer pouco racional levar isso em consideração, mas a verdade é que precisamos ser realistas. Um pneu bonito, às vezes nos conquista, mesmo não sendo a melhor escolha.

De início, logo pensei em marcas e modelos reconhecidos, como Yokohama Geolandar, Dunlop Grandtrek, General Tire Grabber, BF Goodrich e por aí vai.

Mas logo percebi que minha disposição financeira estava mais para Maxxis AT771, Linglong Crosswind, Xbri Brutus e até o Bridgestone Dueler 693, que visualmente não me agrada, e um tal Dynapro AT2 RF11 da Hankook.

comparativo do pneu dynapro at2

Claro que eu já conhecia a marca Hankook, mas para mim, ela só fazia pneus HT e de alta performance. Inclusive, é fornecedora de várias categorias do automobilismo.

Até que descobri que a Hankook, marca com mais de 80 anos de história e fornecedora oficial de diversas montadoras pelo mundo como, Audi, BMW, Chevrolet, Nissan, Ford, RAM, Mercedes, Porsche, Hyundai e entre outras, tinha em seu portfólio pneus AT e MT. Já reconhecidos na gringa, mas pouco conhecidos por aqui.

Pesquisando aqui e lá fora o Dynapro AT2 RF11.

Comparando as etiquetas do Inmetro:

Consumo – Resistência ao rolamento.

Hankook Dynapro AT2/RF11: C
Brigdestone Dueler AT: C
Dunlop Grandtrek AT: E
Linglong Crosswind AT: E
Yokohama Geolandar AT: F

Indicação nos pneus:

Índice de Tração
Quanto mais elevado for o índice de tração, mais curta será a distância de frenagem.
Este índice corresponde à aderência de um pneu em estrada molhada e em linha reta.
Sua escala é expressada com as letras AA (índice mais elevado), A, B ou C. O índice C é o mínimo aceitável.

Os pneus AT que pesquisei variaram este índice entre A e B.

Hankook Dynapro AT2/RF11: A
Yokohama Geolandar AT: A
Linglong Crosswind AT: A
Brigdestone Dueler AT: B
Dunlop Grandtrek AT: B

detalhe no pneu com o índice de tração

Também pesquisei o índice Treadwear (durabilidade), mas depois explico porquê você não deve se basear nesse índice para comparar pneus de marcas diferentes.

Detalhes que fazem a diferença.

O composto da borracha do Dynapro AT2 RF11 foi projetado para economia de combustível, mas também para resistência a cortes e lascas nos blocos. Considerado pelo fabricante como uma borracha de longa duração, possui um composto especialmente formulado que aumenta a quilometragem e ao mesmo tempo reduz lascas e cortes na condução off-road. A Hankook adicionou sílica de alta dispersão à borracha da banda de rodagem para melhorar a aderência e a estabilidade na chuva.

E pelas avaliações de usuários norte americanos, a durabilidade foi um quesito enaltecido por todos, inclusive, nos Estados Unidos, comentam que a Hankook aponta uma durabilidade de 100 mil km!

It is backed by longer tread life warranty of 65,000 miles from its manufacturer.
https://comparethetire.com/hankook-dynapro-at2-vs-toyo-open-country-at2/

Esse comparativo da própria Hankook mostra a evolução do seu produto nos quesitos: aderência em piso seco, molhado, ruído, conforto e desgaste/durabilidade.

Tabela do gráfico comparativo pneus Dynapro R10 e RF11
Projetado como uma diretriz geral para comparação entre os produtos internos da Hankook.

O Dynapro AT2 RF11 tem um revestimento mais resistente do que os pneus AT convencionais. Sua estrutura reforçada com três camadas separadas, garante que o pneu não seja perfurado facilmente, mesmo ao conduzir em estradas com pedregulhos e rochas.

Hankook promete um produto mais reforçado.

O pneu é construído com 2 cintas de aço de alta resistência e 2 lonas de nylon para melhor estabilidade e durabilidade.

vantagem do Dynapro AT2
A esquerda detalhe do Dynapro AT2 com 2 cintas de nylon. A direita padrão de 1 cinta de nylon nos outros modelos pesquisados.

Se você tiver interesse em conhecer mais recursos e inovações no desenho do Dynapro AT2 da Hankook, visite o site deles. Porém, senti falta de muitas informações técnicas que tive que procurar em outros lugares.

Esse vídeo que está no Youtube também demonstra de forma sintetizada os diferenciais do pneu.

Saindo da parte técnica, de modo geral o pneu se apresentou com boas características, tanto para o asfalto quanto para fora de estrada. Embora, diria que ele está mais para 60% on-road e 40% off-road.

  • Capacidade de resposta excepcional para um pneu AT.
  • Ótima tração em superfícies secas.
  • Bom manuseio em pavimento seco, acompanhado de boa aderência.
  • Muito silencioso para um pneu AT. Apresenta uma condução urbana menos barulhenta e mais confortável.
  • São firmes, mas ainda confortáveis, sobre imperfeições menores e maiores.
  • Excelente vida útil com histórico de ser durável e resistente.
  • Revestimento de três camadas para maior durabilidade em terrenos extremos.
  • Boa tração off-road.
  • Além de ser bonito e ter as letras em branco na lateral.

Contras:

  • Não tem a melhor avaliação em pista molhada, principalmente nas acelerações em piso mais escorregadio.
  • Para quem prioriza um off-road mais severo dentro dos limites de um AT, pode não ser a melhor opção.
tabela da pontuação e desempenho do pneu dynapro at2
Score da avaliação da Tire Deets para o Dynapro AT2.

Já o site especializado Driving Press em seu review, pontuou o Dynapro no cálculo geral em 92.

Pesquisando na Gringa.

Pesquisei sobre o Hankook Dynapro AT2 em sites fora do Brasil, como este:
https://www.testedepneus.com/web/pages/pneus-4×4/hankook/dynapro-at2-rf11
para ter mais opiniões a respeito do modelo.

O Dynapro AT2 também foi vencedor na categoria Produto & Design da Reddot Winner 2020.

Os comentários e avaliações de usuários confirmaram minha análise e reforçaram minha decisão pela escolha do Dynapro AT2 RF11.

Cheque as informações.

Pesquise, compare, confirme informações, e sempre consulte o Selo de Eficiência energética do modelo do pneu. Lá você encontrará classificação de consumo, aderência em piso molhado e ruído.

Muitos e-commerces de pneus apresentam a etiqueta junto ao modelo. Porém, pode acontecer de cadastrarem a etiqueta errada, por isso, confirme com o fabricante, ou vá até uma loja e verifique o selo no próprio pneu. Por lei, os selos são obrigados a acompanhar os pneus. (Exceto em modelos MT).

Sobre o índice Treadwear

Como eu havia comentado anteriormente, é preciso tomar cuidado ao comparar o índice treadwear entre pneus de marcas diferentes.

Mas o que é treadwear?

Treadwear é um índice baseado na taxa com que o pneu perde borracha quando “avaliado sob condições controladas” em circuitos determinados pelo governo dos EUA. 

A partir de 1979, a UTQG ( Uniform Tire Quality Grading) – em português, Classificação Uniforme da Qualidade dos Pneus, passou a ser obrigatória para todos os pneus comercializados nos EUA. Esse conjunto de padrões mede a tração do pneu, a resistência à temperatura e a banda de rodagem –  o treadwear.

Essa indicação você encontra em uma das laterais do pneu. Geralmente a do lado interno, depois de montado no veículo.

Quanto menor o número indicativo, mais rápido ele se desgasta.

Na teoria, um pneu com classificação 400, por exemplo, teve um desgaste 2 vezes menor nos testes do que um modelo com classificação 200 de treadwear.

Pesquisando na internet, achei referências que é um circuito teste de 400 milhas no West Texas, para um total de 7.200 milhas que o veículo precisa percorrer. O veículo de teste pode fazer alinhamento e rodízio dos pneus a cada 800 milhas.

No final do teste de 7.200 milhas, o desgaste dos pneus são medidos e comparados com um pneu de referência. É desse comparativo que o pneu recebe uma nota inicial.

Embora o governo americano seja o responsável por estabelecer as normas de classificação, não é ele quem realiza os testes. São as próprias fabricantes ou empresas por elas contratadas. 

A principal razão pelo qual o índice treadwear não é 100% confiável é que, como os pneus rodam apenas 7.200 milhas, os fabricantes de pneus precisam extrapolar o restante dos dados, para estimar sua duração total.  

O problema é que essa estimativa fica aberta a interpretações por parte dos fabricantes, que podem utilizar parâmetros de análise não necessariamente iguais. Dessa forma, a comparação entre pneus de marcas concorrentes pode gerar imprecisões. 

Sendo mais recomendado a comparação com pneus da mesma marca, pois seguem os mesmos parâmetros de análise.

De qualquer forma, o critério é que o treadwear mais elevado irá privilegiar a durabilidade, ou seja, mais longa será a duração do pneu. Por outro lado, treadwear mais baixos podem privilegiar mais a aderência, mas seu desgaste será mais rápido.

Dos modelos AT que pude levantar o treadwear, o Hankook tem o maior índice de durabilidade. Mas pelos motivos citados acima, não levei em consideração esse dado.

Hankook Dynapro AT2/RF11: 660
Yokohama Geolandar AT: 600
Dunlop Grandtrek AT: 600
Linglong Crosswind AT: 520
Brigdestone Dueler AT: 360

Samir Cézar Túrmina
Samir Cézar Túrmina
Artigos: 2
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6 comentários

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  1. Samir
    Bom dia
    Parabéns pela excelente pesquisa, realmente muito completa. Estava buscando informações sobre pneus AT para comprar já a alguns meses e com a sua publicação acabei definindo a compra Hankook Dynapro AT2 RF11.
    Obrigado por compartilhar.
    Abraço.

  2. Parabéns pelo farto relato, poderia fazer uma parte 2 ou adiantar algo sobre como os pneus estão se portando desde a publicação! Especialmente quanto as expectativas, comportamento em piso molhado e durabilidade!

  3. Primeiramente, parabéns pelo material. Realmente bastante elucidativo e completo! Diante do aqui exposto, optei pelo pneu. Muito obrigado pela boa vontade em compartilhar sua pesquisa! Forte abraço!

  4. Samir, muto bom dia!
    Muito bom o seu comentário sobre os pneus Hankook Dinapro AT2. Com certeza serviu demais de referência para mim, que escolherei este pneu para compra de meu 4×4. Um forte abraço e que DEUS lhe abençoe!

  5. Olá, Samir

    Parabéns pela matéria e muito obrigado pela pesquisa detalhada sobre o Hankook Dynapro AT2! Estou aguardando os meus chegarem para equipar minha Pajero Sport. Realmente não encontramos muitas informações sobre este pneu nos sites brasileiros, mas no exterior esses pneus são muito bem conceituados.
    Mais uma vez, obrigado pelo conteúdo. Sucesso!